sábado, 19 de abril de 2014

PRINCIPAIS PLANTAS MEDICINAIS BRASILEIRAS - LETRA Q

ATENÇÃO: As informações contidas neste blog apresentam apenas finalidades informativas e não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e muito menos substituir cuidados médicos adequados.



Quebra-pedra
(
Phyllanthus niruri ) 


QUÁSSIA (Quassia amara): Considerada um tônico estomacal e vermífugo, aperitivo e digestivo. Sua casca é usada para amenizar todo tipo de problema digestivo.

QUEBRA PEDRA (Phyllantus niruri): Famoso por sua ação diurética, é conhecida popularmente por auxiliar no controle da glicemia, ser antibactericida. Sua atuação no fígado está sendo estudada largamente para usada contra a hepatite tipo B. Ajuda a dissolver cálculos renais, promover a desobstrução da uretra e a eliminação do ácido úrico. Contra indicado na gravidez.

QUINA-QUINA (Chincona sp)De origem andina esta árvore possui raizes e cascas contendo o quinino, um alcalóide que permite agir como anti-séptico e adstringente. Indicada para gripe, febre, em casos de malária e anemias. Usada popularmente para estimular as funções intestinais, gástricas e hepáticas.

 FONTE: GUIA DAS PLANTAS MEDICINAIS