sábado, 19 de abril de 2014

PRINCIPAIS PLANTAS MEDICINAIS BRASILEIRAS - LETRA N

ATENÇÃO: As informações contidas neste blog apresentam apenas finalidades informativas e não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e muito menos substituir cuidados médicos adequados.


Nó-de-cachorro 
(
Heteropteris aphrodisiaca) 

NÓ DE CACHORRO (Heteropteris aphrodisiaca)Revigorante físico e mental, é usado tradicionalmente como afrodisíaco e estimulante sexual. Indicada para ajudar a regularizar as funções do organismo como um todo. Popularmente é também utilizada para prevenir úlceras, combater a perda de memória e a fadiga. É considerada uma planta adaptógena, isto é, fortalece as defesas do organismo, melhora o funcionamento do cérebro e dá energia extra pois tem ação tônica e revigorante.

NOGUEIRA (Juglans regia)A nogueira é uma árvore da Família Juglandaceae, nativa da Europa e da Ásia. Também conhecida como nogueira-do-Ceilão, noz, noz caucasiana, nogueira de iguape e nogueira-da-Índia. Suas folhas são ricas em um óleo aromático.O chá de nogueira é usado popularmente para tratar problemas relacionados ao útero, bexiga, ovários, além de ser auxiliar contra anemia, angina, artritismo, diabetes, gota, hemorróidas e reumatismo. Na medicina popular é indicada como afrodisíaca, calmante dos nervos e vermífuga. Externamente, a planta é usada para tratar feridas e erupções cutâneas.

NONI (Morinda citrifolia): É uma planta originaria do sudoeste da Ásia, rica em carboidratos, vitaminas e minerais e que foi levada para as Ilhas da Polinésia há mais de 2 mil anos. Atualmente está sendo cultivada e produzida na América Central e no Brasil, com plantação intensiva no estado de Roraima. Popularmente é usada como tônico sexual, anti-diabética, analgésica e hipotensora. A medicina popular, em especial no Tahaiti, utiliza o Noni também para combater a insônia, a falta de energia, o cansaço e o stress, a dificuldade de concentração, as desordens digestivas e os efeitos do tabagismo.

NOZ DE COLA (Sterculia acuminata): Indicada popularmente contra o desgaste físico e mental, stress, depressão, melancolia e anorexia.

NOZ MOSCADA (Myristica fragans): Digestiva e anti-reumática, muito utilizada contra pressão alta.

FONTE: GUIA DAS PLANTAS MEDICINAIS