sexta-feira, 18 de abril de 2014

PRINCIPAIS PLANTAS MEDICINAIS BRASILEIRAS - LETRA I



ATENÇÃO: As informações contidas neste blog apresentam apenas finalidades informativas e não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e muito menos substituir cuidados médicos adequados.     




Inhame (Colacasia esculenta)


IPÊ ROXO (Tabebuia impetiginosa): Considerado uma espécie de antibiótico natural, ficou famoso por suas propriedades analgésicas e anticoagulante. É ainda indicado em casos de bronquite, asma e arteriosclerose. O ipê-roxo é tido como um poderoso auxiliar no combate a determinados tipos de tumores cancerígenos. É usado também como analgésico e como auxiliar no tratamento de doenças estomacais e da pele. No passado, foi largamente utilizado no tratamento da sífilis. A árvore do ipê-roxo é alta e tem como característica as flores tubulares arroxeadas. A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca.

INHAME (Colacasia esculenta): É um dos alimentos medicinais mais valiosos que se conhece, pois favorece a limpeza das impurezas do sangue, dos rins e intestinos, ajudando a fortalecer o sistema imunológico. Acredita-se que aumenta a fertilidade das mulheres, sendo um alimento regulador. O inhame cru é conhecido por ser um fabuloso anti-anêmico.

FONTE: GUIA DAS PLANTAS MEDICINAIS