sábado, 19 de abril de 2014

PRINCIPAIS PLANTAS MEDICINAIS BRASILEIRAS - LETRA V

ATENÇÃO: As informações contidas neste blog apresentam apenas finalidades informativas e não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e muito menos substituir cuidados médicos adequados.


         


Valeriana (Valeriana officinalis) 


VALERIANA (Valeriana officinalis): É uma planta de história milenar usada contra ansiedade, angústia, leves desequilíbrios do sistema nervoso, esgotamento e insônia. É especialmente útil para pessoas hiperativas que não conseguem relaxar. A medicina popular utiliza esta planta como um sedativo natural em situações e stress e nervosismo, por suas propriedades relaxantes e calmantes. Usada popularmente para atenuar a irritabilidade nervosa, a ansiedade e a cefaléia de origem nervosa. Externamente é usada na cicatrização de feridas.

VELAME DO CAMPO (Croton campestris): Conhecido depurativos do sangue, usado contra reumatismo artrite, afecções da pele, eczemas e coceiras.

VERBASCO (Buddleja brasiliensis): Popularmente também chamado barbasco, barbasco-do-brasil, barrasco, calça-de-velho. Usado nos problemas pulmonares, como expectorante nas tosses com catarro, bronquite e asma. É cicatrizante tópico nas hemorróidas.

VERBENA (Verbena officinalis): Indicada contra doenças do fígado e do estômago.

VERÔNICA (Veronica officinalis): Inapetência, peso no estômago, enxaquecas de origem digestiva causadas por má digestão. Usa-se para lavar os eczemas, acalmar pruridos e suavizar pele ressecada pelo frio.

VULNERÁRIA (Anthyllis vulneraria): Depurativa e cicatrizante, sua infusãoé usada popularmentepara lavar feridas, chagas e úlceras de difícil cicatrização, escoriações e contusões. 



FONTE: GUIA DAS PLANTAS MEDICINAIS