sábado, 19 de abril de 2014

PRINCIPAIS PLANTAS MEDICINAIS BRASILEIRAS - LETRA S

ATENÇÃO: As informações contidas neste blog apresentam apenas finalidades informativas e não devem ser usadas para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença e muito menos substituir cuidados médicos adequados.
       


Salsa (Petroselium sativum) 


SABUGUEIRO (Sambucus nigra): Poderoso sudorífero nos processos gripais, resfriados, tosse, sarampo e caxumba. Elimina o ácido úrico, calculos renais e toxinas do sangue.

SALVIA (Salvia officinalis): Erva hipoglicemiante, que não é tão amarga como outras e ainda tem ação antiséptica, adstrigente e estimulante. Usada como desodorante, tem a capacidade de fechar os poros e reter a sudorese. A inalação com as folhas é usada contra a sinusite. O chá de sálvia é auxiliar da digestão, ajuda a tratar gengivas inflamadas, aftas, dores e garganta e problemas das mucosas. A planta é anti-séptica e fungicida. Popularmente é usada para controlar diabetes e sintomas da menopausa, tonificar o fígado, aliviar problemas dos ovários, combater a icterícia, tremores e vertigens. O chá das folhas de sálvia também é eficaz no tratamento da sinusite, usado na forma de inalações.
Em latim, a palavra sálvia tinha o significado de "salvar" e há milênios era considerada capaz de curar todas as enfermidades. Na Idade Média, ela passu a ser usada para tratar prisão de ventre e problemas estomacais. É contra-indicada em gravidez e lactação.

SALSA (Petroselium sativum): Usa-se a planta toda por infusão no combate à cistite, nefrite, inflamação da urera, icterícia, hidropsia, menstruação difícil, cólicas e problemas uterinos. Combate gases intestinais, estimula o apetite, facilita a digestão. O chá é indicado para limoar os brônquios e também como diurético útil especialmente nos casos de gota.

SALSSAPARILHA (Smilax salsaparrilha): Depurativo do sangue, é usada como diurética, para combater a gota, ácido úrico e artrite e reumatismo. Ajuda a diminuir a dificuldade em urinar e a eliminar pedras nos rins e bexiga. Externamente é usada para lavar eczemas. Em doses elevadas pode provocar náuseas.

SÂNDALO (Santalum album): Usado contra problemas de pele, como acne e ressecamento. A medicina popular indica para tratar bronquite e cistite. Povos antigos usavam para escurecer os cabelos castanhos, hidratar e limpar a pele.

SAW PALMETO (Serenoa repens)É uma planta indicada popularmente para o tratamento do aumento da próstata. Ajuda no alívio das inflamações e infecções do trato urinário.

SETE SANGRIAS (Cuphea carthagenensis; sin.: Cuphea balsamona): Tem efeito sedativo do sistema nervoso central . É usada como auxiliar no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Popularmente é usada para tratar doenças venéreas e afecções da pele. Não é aconselhado uso para crianças.

SPIRULINA (Spirulina maxima): É um tipo de alga que cresce em águas alcalinas ricas em minerais. Trata-se de uma fonte natural de proteínas e vitaminas. Rica em clorofila, carotenóides e pigmentos azuis, é uma das maiores fontes vegetais de vitaminas B12 - especialmente indicada para evitar a anemia provocada por uma dieta desbalanceada. Auxilia na desintoxicação do organismo, age como supressor de apetite em razão da presença relativamente alta de fenilalanina, que atua sobre o centro do apetite. Sendo, por essa razão, usada em regimes de emagrecimento, sem causar danos ao organismo. Além de funcionar como excelente aliada na dieta dos atletas, evita câimbras e fadiga muscular, repondo cálcio, vitaminas e sais minerais. É conhecida também por ajudar a combater o stress, restaurar o sistema nervoso e agir como antioxidante, retardando o envelhecimento. A spirulina é digerida com aproximadamente 70% de facilidade. Contém 18 dos 22 aminoácidos essenciais. A proteína da Spirulina é 95% digestível, comparada às fontes de proteína das carnes, que são geralmente difíceis para o corpo digerir.

SUCUPIRA (Bowdichia virgilioides, sin.: Bowdichia major; Pterodon pubescens e Pterogyne nitens):Sucupira é o nome popular dado à várias árvores brasileiras, entre elas, Bowdichia virgilioides. O chá de Sucupira é popularmente indicado para problemas nas articulações, dores na coluna, artrite, artrose, no combate a úlceras, gastrites, ácido úrico, aftas, amigdalite, dermatoses, auxiliar no controle da diabetes e contra vermes intestinais. Atualmente estão sendo realizadas várias pesquisas para atestar seus efeitos anticancerígenos. A planta é famosa também no combate às inflamações do útero e ovários.


 FONTE: GUIA DAS PLANTAS MEDICINAIS