segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Movimento Brasil pela Vida nas Florestas

O SANTUÁRIO DE HARMONIZAÇÃO PLANETÁRIA APOIA OS ÍNDIOS DO XINGU CONTRA A USINA DE BELO MONTE

PARTICIPE DA MANIFESTAÇÃO DIA 20/08


CONHEÇA O MOVIMENTO BRASIL PELAS FLORESTAS:
MANIFESTAÇÃO PELA VIDA NAS FLORESTAS, PELA VIDA NO XINGU, POR JUSTIÇA!

O Movimento Brasil pela Vida nas Florestas está unindo forças com o Movimento Pró-Xingu para realizar a manifestação no dia 20 de agosto em São Paulo, trazendo em pauta também a reforma do código florestal.

Diversos estudos científicos comprovam que existem alternativas viáveis de desenvolvimento às atuais intervenções que o governo está colocando em prática, que põe em grave risco a integridade ecológica das florestas nativas brasileiras e dos habitantes que delas dependem. Por isso somos CONTRA AS ALTERAÇÕES DO CÓDIGO FLORESTAL propostas pela bancada ruralista e CONTRA A CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE no Rio Xingu.

Essas duas questões que pautamos trarão graves conseqüências socioambientais ao país, sendo que a maioria delas serão irreversíveis. São decisões que têm como pano de fundo o enfraquecimento das políticas ambientais no Brasil - que abrirão portas para diversas outras intervenções prejudiciais à sociedade, da mesma ou até maior amplitude do que as que questionamos atualmente. O desmatamento de uma área do tamanho de 3 estados de SP é um dos diversos prejuízos que a alteração do código florestal poderá trazer. A construção da usina de Belo Monte é apenas uma das 60 hidrelétricas que o governo pretende implantar na Amazônia, colocando em risco não só o bioma Amazônico, mas a sua população e as possibilidades de desenvolvimento sustentável do local.

A sociedade brasileira está diante de um momento crítico de sua historia. Estamos presenciando umas das maiores catástrofes socioambientais das últimas décadas, em troca do enriquecimento de um pequeno grupo privilegiado, diretamente envolvido com o financiamento dos mesmos partidos responsáveis por essas tomadas de decisões. Precisamos sair da passividade e protestarmos de todas as formas possíveis contra essas decisões que afetarão profundamente todos nós, além das nossas futuras gerações. Cada um de nós tem papel fundamental para mudar essa situação.

Dia 20 de agosto será o dia em que mostraremos para esses que acham que nos governam que não somos poucos, que eles não nos representam e que estamos dispostos a lutar para mudar essa situação. Mas também é importante que já tenhamos começado nossa luta antes desse dia. É fundamental que cada um de nós divulgue o ato para o máximo de pessoas possível. Precisamos conscientizar nossa família, amigos e colegas, e, para isso, também buscar mais conhecimento sobre os fatos dos quais protestamos, desenvolvendo assim uma visão crítica dessas decisões que questionamos, consequentemente ampliando nosso poder de ação.

DATA, HORÁRIO E LOCAL

A concentração da manifestação terá início as 13:00 no dia 20/08, no vão livre do MASP. Chegue preferencialmente nesse horário, pois serão repassados informes e orientações importantes sobre a manifestação e o movimento.

Para mais informações, consulte: http://brasilpelasflorestas.blogspot.com/
Movimento Pró-Xingu: (http://www.facebook.com/event.php?eid=114258741995135)